Quando devemos rever o tema para aprender?

Tenho certeza de que, ao responder questões de concursos, você já esteve diante de informações isoladas, como um prazo ou o número de componentes de um determinado órgão público. Para muitas pessoas, lembrar tantas informações como esta é terrível.

Isto acontece porque grande parte das pessoas apresenta, predominantemente, a chamada memória associativa. Para elas, um dado é mais facilmente memorizado quando ele está relacionado a um fato ou outra informação. No entanto, na esmagadora maioria das vezes, as bancas de concurso cobram justamente informações isoladas. O resultado é a sensação de precisar ler a totalidade do conteúdo do edital todos os dias.

quando-revisar

Contudo, você poderia perguntar: “Mas como eu conseguiria ler a integralidade do conteúdo de concursos todos dias?” Não, você não precisa ler todo o conteúdo. A chamada curva de esquecimento, descoberta pelo filósofo alemão Hermann Ebbinghaus, demonstra quando devemos revisar a matéria para que não percamos tempo relendo aquilo que já sabemos e nem deixemos o assunto cair no esquecimento. Ou seja, ela estabelece o momento exato de revisar e proporciona um efetivo aprendizado, inclusive para os estudantes que possuem memória associativa.

Deste modo, você lerá apenas aquilo que precisa estudar para não esquecer. O Smartyze baseia-se neste método para apresentar aquilo que você terá que revisar de modo organizado e cronometrado. É possível memorizar mais sem perder tempo com temas que não precisam ser revisados, confira!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *